quinta-feira, 28 de abril de 2011

Artigo do Blog :KHURTO CIRKHUITO

Dos PJoteiros da Diocese de Uruguaiana: Jorge Martins, Giovani Moreira, Diego Moreira e Núbia Dutra

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS


Eu já estava com uma pauta para escrever para o KH nesta semana. Porém me surpreendeu a notícia de um homem que entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, e abriu fogo contra os jovens que ali estudavam, com saldo de treze mortos e vários baleados.

Esse foi o estopim para que eu abordasse um tema que há tempos quero falar: a violência contra os jovens. Primeiro, irei me posicionar pessoalmente, coisa que não costumo fazer.

Como jovem católico, militante da Pastoral da Juventude (PJ), integrante da EAFO (Equipe de Assessoria e Formação) na Diocese de Uruguaiana, trabalho com jovens há alguns anos. A PJ nacional está com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens em pleno vapor.


Jorge Martins, Núbia Dutra, Giovani Moreira e Diego Moreira (da esq. para a dir.)
A equipe do Blog KH, além de ser participante ativa da PJ, apoia e batalha pela
CAMPANHA NACIONAL CONTRA O EXTERMÍNIO E VIOLÊNCIA DE JOVENS
Na realidade, o jovem não é violentado somente quando sofre uma agressão. A nossa realidade é muito pior. Não lembramos da violência psicológica, violência social, violência moral e outras a que muitos jovens são submetidos.

Na verdade, todos sabemos destes tipos de violência contra a nossa juventude, porém é muito mais fácil fechar os olhos e fazer de conta que isso tudo é normal do que fazer efetivamente algo que possa mudar a realidade.

Sim, porque ao fechar os olhos, negamos a existência da violência contra a juventude. E ainda querem colocar na minha cabeça que o Brasil é o país do futuro! De que jeito? Tratando a juventude, que é o futuro da nação, desse modo?

Os nossos jovens estão sendo violentados, estão sendo exterminados como se fosse numa guerra. Na verdade existe uma guerra sim. Mas parece que é uma guerra contra a paz, contra a harmonia, contra a igualdade, contra a fraternidade, contra DEUS!

Você que está lendo este texto agora, quando foi a última vez que pensou em DEUS? Quando foi a última vez que falou com DEUS? Isso tudo pode parecer uma grande baboseira teológica ou seja lá o que você está pensando. Mas se este texto estiver lhe incomodando, caro internauta, é porque sim, você se identificou e faz parte da grande parcela de pessoas que não estão nem aí para a juventude, nem para a sociedade, nem para Deus e nem para ninguém. CHEGA DE FICAR OLHANDO APENAS PARA O SEU PRÓPRIO UMBIGO!

Até quando vamos viver no faz-de-conta que nossa vida é perfeita e nosso mundo é cor-de-rosa? Está na hora de fazermos algo de verdade contra este extermínio de jovens, e que não acontece só nas grandes cidades não. A violência está presente em todos os lugares. Veja o exemplo da escola citada no início. Será a nova Columbine? Será que vamos ter que nos habituar a vivenciar este tipo de situação?

Eis o "X" da questão. Nos habituamos à tudo. Inclusive ao extermínio e violência de jovens. Quantas vidas foram ceifadas antes mesmo do seu auge por pais violentos, assaltos, transtornos psicológicos, acidentes automobilísticos, etc.? E quantos jovens tiveram, e tem até hoje, a sua vida marcada por situações de extrema violência mental, psicológica, social, moral e muitos outros tipos de violências que ocorrem todos os dias?

E a pergunta que lhe faço agora, meu caro, é a mesma que faço todos os dias a mim mesmo: O QUE ESTOU FAZENDO PARA MUDAR O MUNDO ONDE VIVO?

Em breve espero ter novidades e poder escrever e falar sobre isso, para divulgar convidar quem quiser participar para fazer a diferença!

Por enquanto fica o pedido de milhões de jovens desta nação:

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!!!

Texto escrito pelo jovem DIEGO MOREIRA e enviado pela jovem NÚBIA DUTRA, ambos da são da PJ da DIOCESE DE URUGUAIANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário