segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jovens lançam Carta do Congresso Missionário


Ao longo dos dias 28 a 30 de julho, os jovens reunidos no Congresso Missionário da Juventude puderam aprofundar os estudos e discussões acerca dos trabalhos com missão jovem e a Campanha contra Violência. Nesta semana, eles publicam a Carta Aberta às Juventudes. Confira abaixo como ficou!


Carta aberta às juventudes da Diocese de Santa Cruz do Sul

Nós, Pastoral da Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul, desejamos formar jovens protagonistas, eclesial e socialmente, para a transformação das realidades de desigualdade e injustiça. Acreditamos que a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja, comprometida com o Reino e com uma nova sociedade. 
É da indignação frente a essas realidades que surge o ardor missionário e o desejo de transformação. Por isso:

Nos  indignamos com a violência e extermínio das juventudes, que impossibilita a vida plena e digna de tantos e tantas jovens. 

Nos indignamos com as opressões sofridas e exercidas nas relações interpessoais, em  especial nas de raça e gênero. 

Nos indignamos com o não reconhecimento dos jovens como sujeitos sociais, capazes de optar e exercer sua cidadania, de forma plena e autônoma. 

Sonhamos com a juventude produtora de uma nova cultura e uma nova arte, se apropriando de espaços, como a Casa Jesus Maria José, que acolheu esse importante momento, para que sejam sinais de nossa ousadia e protagonismo.  

Sonhamos com a Civilização do Amor, lugar de acolhida e cuidado, respeito à vida e valorização de cada ser humano como portador de uma irrenunciável identidade moral. 

Sonhamos com uma sociedade de relações igualitárias e respeito as diversidades. Onde todos/as assumam uma opção afetiva e efetiva pelos/as empobrecidos/as e pelos/as jovens, à luz das reflexões da Igreja Latino Americana, de Medellín a Aparecida.

Como juventude que se indigna e sonha, que denuncia e anuncia, encerramos o 1º Congresso Missionário de Juventude da Diocese de Santa Cruz do Sul com a teimosa esperança-ativa, que desinstala e impulsiona para a missão. Motivados pela certeza de que a cruz, assim como nossas indignações e sonhos, é caminho de liberdade, pão e paz para todos e todas. 

Rio Pardo, Inverno de 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário