quarta-feira, 15 de junho de 2011

PJE divulga carta contra violência no processo eleitoral do DCE da PUC-RS


Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Setor Juventude
Pastorais da Juventude do Brasil
Pastoral da Juventude Estudantil
Av. Conde da Boa Vista, 912 – Boa Vista – Recife/ PE

                                                                                                           14 de junho de 2011.
Carta de apoio ao movimento dos/as estudantes da PUC-RS contrários/as ao DCE e de repúdio às agressões realizadas pelos integrantes do DCE a alunas da PUC-RS
Por acreditar em processos de educação que priorizam a formação cidadã, crítica e participativa dos jovens que nós, Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), existimos. Por acreditar em Jesus, um homem que foi referência do seu tempo e que lutou contra as estruturas que oprimiam, enganavam e manipulavam que somos PJE e que formamos jovens para que sejam fermento na massa e que lutem por uma sociedade justa e libertadora, construindo a civilização do amor.
O ambiente educativo não pode e não deve ser um lugar de violência, opressão e mentiras. Deve ser um espaço democrático que forma a juventude não apenas para o âmbito acadêmico, mas para a vida e que ousa sonhar com jovens mais participativos e que não se calam diante da opressão. Justamente por lutar pela vida que a PJE repudia qualquer ato de violência contra os e as estudantes da PUC-RS, que ao exigirem um DCE mais transparente e um processo democrático para eleição das chapas e dos/as delegados/as do CONUNE, foram covardemente agredidos e agredidas.
A resistência destes jovens vai servir de inspiração para muitos outros por este Brasil. É preciso expulsar os vendilhões do templo, garantindo que o DCE da PUC-RS seja um espaço de luta, mas uma luta pacífica e coerente, não de covardia, mentiras e agressões a mulheres estudantes que sonham em fazer da universidade um espaço de luta e de transformação social.
A Pastoral da Juventude Estudantil apóia esta luta por um DCE limpo, transparente e democrático, acreditando que a violência nunca vai ser um meio de transformação social. Também, repudia qualquer ato desta natureza, assim como qualquer ameaça política aos e às estudantes que se organizaram através do movimento estudantil.
Jovens estudantes da PUC-RS, estamos na luta com vocês!

Equipe Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil.

FONTE: Site Nacional da Campanhahttp://migre.me/53Ic5

Nenhum comentário:

Postar um comentário