quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Acampamento estadual da campanha

Mesmo debaixo de chuva e forte calor, estiveram reunidos cerca de 100 jovens das Pastorais da Juventude do RS (PJ, PJR e PJE) no Seminário Violência, Juventude e Trabalho, com o objetivo de refletir a temática da violência e extermínio de jovens e planejar ações de articulação da campanha nas dioceses e regiões representadas. O Seminário/Acampamento aconteceu nos dias 13,14 e 16 de fevereiro, na cidade de Santa Maria, região central do estado.Dentro da metodologia do encontro que foi a do ver, julgar e agir, os jovens puderam dar-se conta das realidades que matam a juventude nas relações de trabalho e como a falta do próprio trabalho leva-os às situações de marginalização e violência na sociedade.

No domingo à noite 14, a juventude rezou o martírio de milhares de jovens e a vida tão sonhada por todos e todas. Segundo a jovem Luana, da PJ da Diocese de Pelotas: A celebração foi, com certeza, o ápice do acampamento, o momento que sintetizou tudo aquilo que tínhamos visto de uma forma 'sentida' lá no fundo. Era impossível não se emocionar a cada momento, a cada palavra dita, era sentir a todo instante que a juventude está morrendo e isso precisa ter fim. A homilia do Pe. Edinho foi incrível, e chamou todos ao compromisso de uma forma inexplicável. Pra mim, foi impossível não sair daquele momento, com a campanha no coração, na mente, na alma e querendo vivê-la da forma mais intensa possível.

No final da celebração todos e todas presentes construíram um caminho com a marca de suas mãos. A mesma mão que diz chega de violência e extermínio constrói uma nova sociedade onde se garanta a dignidade da vida para a juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário